Os melhores hobbies para aprender em casa

0

Além de ser o local de descanso e repouso, a nossa casa também é o local perfeito para dispender algum tempo de qualidade.

É possível usar esse tempo para relaxar e assistir séries e filmes da TV, mas quem estiver à procura de maneiras de estimular a criatividade e ser mais ativo não há nada melhor do que aprender um novo hobbie. A internet está disponível há décadas e através da rede mundial de computadores é possível encontrar inúmeros passatempos que podem ser aprendidos e desenvolvidos no conforto de casa.

O que os portugueses estão a querer aprender?
Atualmente, os portugueses já estão a utilizar a internet para diversos fins, desde assistir vídeos de todo o tipo de entretenimento até visitar museus e outras atrações, sem sair de casa. A internet dá também a oportunidade de aprender com a plataforma Fixando, uma companhia portuguesa especializada na contratação de serviços online, que analisou o que a população portuguesa mais procura nos hobbies.

De acordo com a pesquisa, publicada em final de 2018, os serviços mais procurados no site da empresa em relação a “ocupação de tempos livres e hobbies” estava relacionada com aulas de música, com mais de 30% dos clientes a procurarem aprender um instrumento, em particular, aulas de piano.

Outras atividades também foram muito requisitadas e estiveram a concentrar atenções dos usuários. Em segundo lugar, também ligada à música, ficou as aulas de dança, com mais de 25% dos consumidores a querer aprender variantes como a kizomba e danças de salão. Danças como hip-hop, tango, dança do ventre e coreografia também foram muito procuradas.

O terceiro lugar, com 13% dos visitantes do site, ficou aulas de defesa pessoal. O grande destaque nesse caso foi a arte marcial de origem israelita, krav maga, que superou todas as outras no número de pesquisas dos alunos.

Os serviços que envolvem aulas de desenhos, escultura e pintura começam a aparecer a partir da sexta colocação, subdividindo-se em categorias menores, como arranjos de flores, crochet, costura e tricô.

É possível aprender até mesmo direto do telemóvel.

Onde e o que aprender sem sair de casa?
Ao todo existem muitos hobbies para aprender e diversas formas diferentes para definir o que se quer. Sendo assim, a melhor maneira de decidir o que fazer é saber de antemão o que se espera extrair de um novo hobbie ou passatempo.

Por exemplo, as aulas de música são uma das alternativas mais populares na hora de aprender um novo hobbie, mas a curva de aprendizagem e o resultado são muito diferentes dependendo do instrumento musical escolhido.

Aprender a tocar piano é mais tradicional e pode atrair admiração, enquanto a guitarra pode fazer mais sucesso em reuniões de amigos. Outros instrumentos como o baixo e a bateria são ótimos para quem está à procura de uma banda ou procura algo mais fora do comum – só é recomendável adquirir uma bateria eletrónica para que seja possível praticar com auriculares a qualquer hora sem correr o risco de perturbar os vizinhos.

Depois de definir o instrumento e o objetivo, é possível descobrir aulas na já mencionada Fixando ou procurar outras plataformas como a Udemy, sítios e aplicações especializados como o Fender Play ou até mesmo os canais do YouTube, que contam com diversas aulas gratuitas e professores muito apaixonados.

Outro hobbie excelente para ser aprendido e desenvolvido é o poker. A versão online da modalidade pode ser praticada a qualquer hora do dia e em qualquer lugar, até mesmo por aplicação do telemóvel, facto que tem atraído cada vez mais fãs para esse desporto que melhora as capacidades cognitivas.

Começar a disputar partidas é muito fácil e qualquer um pode começar nos diversos sítios disponíveis. Existem diversos cursos online para subir de nível no poker e é possível aprender de graça, até mesmo com competidores profissionais. Atletas conhecidos, como Lex Veldhuis, estão online todos os dias e é possível aprender tudo sobre o desporto com eles.
O domingo é o dia mais movimentado do poker e conta com o maior número de torneios. O entusiasta tem tempo de praticar durante a semana toda e ver como as suas habilidades estão a melhorar no último dia.

Para completar, outro hobbie que pode ser aprendido sem sair de casa e que pode vir a agregar muito valor é a caligrafia. Nos últimos anos os livros de colorir conquistaram o público internacional pela sua aura relaxante e a caligrafia é um próximo passo lógico nesse sentido.

Com um pouco de papel, algumas canetas e tinta é possível visitar sítios como os já mencionados Udemy, YouTube entre outras plataformas como a Skillshare, para aprender um hobbie que tranquiliza os seus praticantes e é garantia de sucesso na hora de enviar cartões personalizados para pessoas queridas.

Inúmeros hobbies disponíveis para todos
As sugestões acima são apenas algumas das alternativas disponíveis e ao visitar os sítios mencionados é possível encontrar ainda mais aulas e hobbies para aprender sem sair de casa.

Share.

Comments are closed.