O programa da Contextile de 2022 já foi revelado. Para além de “invadir” vários espaços públicos e museológicos da cidade de Guimarães traz o mote do “re-make” para a inauguração de 3 de setembro.
10 anos, 10 tópicos a acompanhar a nova edição da Bienal de Arte Têxtil Contemporânea. A par da habitual “Exposição Internacional” e das “Textile Talks”, a organização levada a cabo pela Ideias Emergentes adiciona um grande artista convidado, Ibrahum Mahama, um país convidado (Noruega), residências artísticas, uma exposição de 10 artistas nacionais, entre outras surpresas.
Com a facilidade de dar de caras com uma exposição pela cidade, o público poderá também realizar visitas orientadas com artistas, fazer workshops para além de participar nas talks promovidas pela organização ao longo dos dois meses de exposição.
A Contextile de 2022 é a maior e a mais ambiciosa, daí obter também o maior financiamento de sempre. Contudo, o público terá de adquirir ingressos para visitar toda a exposição em Guimarães com preços a partir dos 8€; com possibilidades de compra de passes familiares ou de grupos.
CONTEXTILE 2022 – PROGRAMA
3 de setembro a 30 de outubro
EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL
-Palácio Vila Flor
O TÊXTIL NA ARTE PORTUGUESA
-CIAJG
EXPOSIÇÃO DE IBRAHIM MAHAMA
-Instituto de Design
PAÍS CONVIDADO – NORUEGA
-Museu de Alberto Sampaio
-Palacete de Santiago
-Sociedade Martins Sarmento
EXPOSIÇÃO DAS RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS
-Convento dos Capuchos
EXPOSIÇÃO “EMERGÊNCIAS”
-Curtir Ciência
-Centro ONU
-Garagem Avenida
-UMinho
TEXTILE TALKS
-CCVF
WORKSHOPS COM ARTISTAS
-Ainda a definir
EXPOSIÇÃO “PENINSULARES”
-CAAA
EXPOSIÇÃO “IMAGINE”
-Paço dos Duques