Onde apanhar os famosos bolos de carne ou sardinha em Guimarães

3

Conhecidas como as “pizzas à portuguesa”, os bolos de carne e sardinha são um prato bem conhecido dos minhotos. Habitualmente há restaurantes que fazem estes petiscos em dias específicos no concelho de Guimarães.

São mais habituais aos sábados e a uns certos dias da semana, como quartas ou quintas feiras. Em Guimarães há a tradição de pegar na família ou nos amigos e fazer-se uma romaria para provar estes pratos regionais em locais específicos. Abaixo temos muitas sugestões:

TASCA À NOSSA MANEIRA
Sábados e quintas feiras são dias de rodar os bolos de carne e sardinha neste peculiar local de Santa Eufémia de Prazins. Boa disposição e bebida a acompanhar é o que se pode esperar desta tasquinha que tem também ótimos petiscos de encher água na boca.

QUINTA DE BRENCE
Aberto aos sábados e domingos, a partir das 16:00, a Quinta de Brence, em Pinheiro, tem na ementa excelentes petiscos e pratos típicos como o arroz de cabidela, punheta de bacalhau, moelas ou as pizzas caseiras. Da mesma forma que saem estas pizzas saem também os excelentes bolos de sardinha, de toucinho ou mistos.

RESTAURANTE CANTINHO FAMILIAR
O Cantinho Familiar, em Abação, produz uns bons bolos mistos, de carne e de sardinhas aos sábados. É uma ótima opção para quem procura estes belos petiscos. Aconselhamos a ligar para o espaço a encomendar este serviço.

RESTAURANTE CANCELAS
Normalmente com bolos de carne e sardinhas às quartas-feiras e sábados, o Cancelas é um local bem conhecido dos vimaranenses, não só pelos bolos mas também pela sua cozinha regional e pelos vinhos que acompanham os petiscos. Vale a pena dar aqui um salto.

TASCA DA EIRA
As quintas, sextas e sábados são dias de bolo de carne na Tasca da Eira. Contudo, e dada a lotação do espaço, é sempre aconselhavel ligar para lá a marcar lugar e a perguntar “hoje fazem bolo?” Caso não façam, há sempre uns belos pratos para aproveitar e também umas noites temáticas.

ADEGA DO ERMITÃO
É a meca dos petiscos para muitos vimaranenses, no entanto o Ermitão apenas faz os bolos durante o verão. Neste local é também possível comer um dos melhores rissóis de carne da região. O forno a lenha é também um dos trunfos deste spot no topo da Penha.

ADEGA TÍPICA O TONEL
Conhecido pelo cozido à portuguesa, O Tonel conta também com os dias festivos do bolo com carne e sardinha. Não são dias certos, mas ao fim de semana deverá ter sempre umas a sair. O melhor é ligar para o local, em Tabuadelo, perguntar e reservar mesa.

CASA DE PASTO PINHEIRO (PASSARADA)
Na estrada de Guimarães para S. Torcato é possível encontrar o famoso “Passarada”. Aqui há bons bolos com sardinha e carne, mas a ementa promete não ficar por aí. Os dias que se fazem estes petiscos são, nomeadamente, ao sábado.

RESTAURANTE DO OUTEIRO
Aos sábados e domingos (o melhor é ligar primeiro) o Restaurante do Outeiro lança os famosos bolos de carne, sardinha e mistos. Um regalo para os mais fervorosos adeptos destes pratos minhotos. Este espaço tem também uma boa carta de carnes assadas.

CASA DE PASTO REI DO GADO
Famoso local de S. Cristóvão de Selho, o Rei do Gado tem bolos com sardinha, toucinho e mistos a sair aos sábados ao fim da tarde. Caso não consigam apanhar uma destas “pizzas à portuguesa” podem sempre aproveitar os belos petiscos que aqui são servidos. O “espadal” é um dos trunfos deste espaço.

TASQUINHA NESPEREIRA
Não se sabe grande coisa sobre este espaço, mas é certo que quem fala dele afirma que são dos melhores bolos que se comem por aí. A equipa do FreePass ainda não foi a este local, mas promete que vai fazer de tudo para o descobrir e publicar aqui com mais exatidão.

CANTINHO DO FADISTA
Com reserva antecipada é possível ter bolo de alheira, carne ou sardinha neste lugar central da cidade de Guimarães. O Cantinho do Fadista também também outros petiscos que se devem ter em conta para uma eventual ida a este lugar.

CANTINA DE SOUTO
Na pequena freguesia de Souto S. Salvador, mesmo perto da Igreja, é possível encontrar a Cantina de Souto. Aqui dizem ser um dos melhores sítios para comer o bolo com sardinha do concelho de Guimarães. Não acreditando o melhor é seguir caminho e fazer a prova dos 9.

TASQUINHA DA MINDA
Sábados são dias de rumar a Gondar para provar os tão famosos bolos de sardinha, carne, misto ou então de chourição. No entanto, nos outros dias da semana, há vitela, bacalhau ou lombo para provar, tudo a sair do forno a lenha. Tudo típico e regional como as nossas barriguinhas pedem.

RESTAURANTE GILDE
Num outro ponto de S. Torcato há bolo forno no Café Restaurante Gilde. Os melhores dias para comer este petisco é ao sábado e as escolhas são variadas. Há bolo de carne, sardinhas, bacon, atum, misto, misto especial e ainda bolo vegan, para todos terem a sua experiência.

SNACK-BAR PZ
Entre a vitela assada, o arroz de cabidela ou a carne à alentejana há espaço para dedicar uns dias ao tão famoso bolo de sardinha ou de toucinho. O conhecido PZ localiza-se junto ao Seminário do Verbo Divino, em Azurém e os dias mais certos para provar os bolos é ao sábado.

TASCA DA VALINHA
Ícone do roteiro das tascas de Guimarães, a Valinha serve bolos com sardinha e toucinho todos os sábados. A acompanhar tem sempre uma boa pinga. Difícil é sair daqui de barriga vazia, totalmente ereto e mal disposto. Recomenda-se uma visita a este local como amigos.

O RETIRO
Este restaurante de Tabuadelo serve bolos com sardinha, carne ou misto todos os sábados a partir das 17:00 com caldo verde a acompanhar. Para agendar uma visita ao Retiro sugerimos que marquem a reservar mesa ou então que encomendem para take-away.

Share.

3 comentários

    • FPGuimarães on

      Olá Pedro! Obrigado!
      Não sabemos bem a localização, mas dizem ser perto da Igreja de Souto S. Salvador. Temos já uma equipa pronta a lá ir.