A Plataforma Europeia do Património selecionou o Bairro C, em Guimarães, como uma das 10 práticas locais inovadoras em cidades de toda a Europa. Este anúncio, que surge após uma fase aberta de candidaturas – que contou com 40 participações de 33 cidades e regiões europeias.
Depois de vários anos a cultivar-se como uma das zonas mais interessantes a nível de “cidade”, o Bairro C vira-se também para a Europa com estratégias inovadoras. Transformação ecológica, digital e social são agora pontos fortes do projeto do Município de Guimarães para cativar atenções, não só nacionais, como internacionais.
A Plataforma Europeia do Património colocou o Bairro C no top 10 do velho continente como uma boa prática de transformação, onde envolve também a comunidade. Esta iniciativa servirá de base para futuras atividades de desenvolvimento com a realização de visitas de aprendizagem entre pares, cada uma aberta a 20 participantes, em duas cidades selecionadas entre os 10 vencedores.
Em 2025, será organizada uma terceira visita à região do Cáucaso. Cada uma das práticas selecionadas será também apresentada individualmente e em detalhe numa série de artigos que a entidade europeia irá publicar nos próximos meses. Uma variedade de estudos de casos, para além dos 10 selecionados, será ainda apresentada em quatro webinars temáticos.