É o resultado oficial do projecto PAYT (Pay As You Through) no Centro Histórico de Guimarães. Lançado há um ano, a recolha de lixo porta-a-porta contou com a adesão de cerca de 80% dos moradores e comerciantes locais.
A empresa municipal Vitrus apresentou esta Segunda-feira os números do projecto PAYT. Com o objectivo cumprido, a Vitrus dá conta de uma diminuição do indiferenciado em 34% e o aumento de 126% do reciclável. Ao longo do ano foram vendidos 38500 sacos, que corresponde ao consumo pago por cada pelos habitantes e comerciantes do Centro Histórico.
Com a remoção de contentores do lixo no Centro Histórico, a empresa da Câmara Municipal de Guimarães comprometeu-se a “pegar” nos resíduos porta-a-porta e assim tentar reduzir o impacto visual na zona classificada da UNESCO, reduzir os resíduos indiferenciados e aumentar os selectivos.
Ficou também registada a intenção de de combater as falhas ou dificuldades do processo e também continuar a trabalhar cada vez mais e melhor para tornar Guimarães cada vez mais verde.