Está revisto o Plano Diretor Municipal de Guimarães para a próxima década. O Município de Guimarães pretende assegurar um bom planeamento para o desenvolvimento do território e assim criar mais habitação e indústria.
A revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) preconiza um aumento de 10,27% de área de solo urbano relativamente ao PDM em vigor, correspondente a 635ha (seis milhões e trezentos e cinquenta mil metros quadrados). Fora destes números estão os possíveis investimentos de interesse municipal.
Em comunicado, o Município de Guimarães refere “que a não aprovação da atual proposta de revisão de PDM impede a viabilização de novas operações urbanísticas nos 635ha (acrescidos pelo plano à área urbana) e nos 419ha (correspondentes ao solo anteriormente urbanizável), bloqueando um total de 1054ha”.
Este novo PDM foi aprovado em reunião de câmara e seguirá ainda para a Assembleia Municipal. Após a passagem por estes dois organismos autárquicos, o documento será colocado em Diário da República e só assim deverá ter luz verde para a sua operacionalização.