O Município de Guimarães revelou uma nova plataforma online que indica grande parte do património arbóreo da cidade de Guimarães. Até ao momento estão mais de 9 mil árvores registadas neste site agora disponível publicamente.
A nova ferramenta promove a cultura natural dos cidadãos e também aguça a curiosidade sobre as espécies que habitam no território. Aqui é possível consultar dados sobre a caracterização do arvoredo público, dados dendrométricos, intervalo de idades do arvoredo, dióxido de carbono fixado, água captada anualmente dos solos, entre outros.
O inventário abrange árvores localizadas em espaços urbanos, como avenidas, praças, jardins e parques, e destaca o papel essencial do arvoredo na qualidade de vida, saúde pública e organização dos espaços verdes. Nestes locais os exemplares arbóreos são responsáveis por inúmeros benefícios ambientais e sociais que auxiliam na melhoria da qualidade de vida, saúde física e mental da população.
Nas últimas semanas o Município tem divulgado mapas do concelho onde é possível consultar livremente diversos dados como ruído, fluxos de tráfego, estacionamento, entre outras, e agora há mais uma plataforma para os amantes da natureza.