As primeiras horas da manhã foram confusas para alguns automobilistas no centro da cidade e só a intervenção da Polícia Municipal nos novos acessos impediu males maiores. Há cinco novas ruas e duas grandes alterações de sentido de trânsito.
Está a descoberto a nova zona urbana do centro da cidade de Guimarães. Cinco novas ruas e um hipermercado Mercadona fazem deste novo quarteirão uma nova área pedonal, ciclável e rodoviária no meio de mantos verdes. No entanto, deverá ser por pouco tempo, tendo em conta que estão previstas construções de cerca de 170 novos fogos de habitação nos próximos anos.
Assim, as novas vias internas no quarteirão darão sobretudo acesso à baixa da cidade, zona da Caldeiroa, que fica com o seu sentido alterado. Também a Rua Colégio Militar, que sempre contou com um sentido descendente, terá agora o seu acesso à ligação entre Guimarães-Nespereira.
Nos próximos dias a Polícia Municipal deverá ficar a orientar o trânsito automóvel, nas ruas da Caldeiroa e Colégio Militar. Entretanto está prevista também a abertura da nova loja do Mercadona para o dia 5 de abril.