Guimarães é um dos municípios escolhidos para desenvolver o projeto Be.Neutral, uma plataforma que visa o desenvolvimento sustentável da mobilidade dos cidadãos, com um orçamento de 221 milhões de euros.
Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Viana do Castelo e Oliveira de Azeméis são os concelhos escolhidos para implementar o projeto Be.Neutral potenciando a tecnologia e aliando os utilizadores de transportes públicos a uma nova experiência de mobilidade.
Um dos objetivos desta plataforma será ligar todo o setor da mobilidade urbana, desde autocarros a outros serviços de transporte, garantindo assim que os cidadãos podem encontrar alternativas aos veículos próprios. Com a estabilização da rede 5G em Portugal, a NOS pretende fazer deste sistema um serviço exportável para outros países à boleia do PRR e de várias instituições académicas.
A Be.Neutral está já em fase de criação com um investimento total de 211 milhões de euros, dos quais 128 milhões de investimento público e 93 milhões de privado, podendo o montante total ser ainda dividido em investimento em Investigação e Desenvolvimento (I&D), de 129 milhões, investimento produtivo de 83 milhões e outro de nove milhões.
Todo o projeto pode ser apreciado através deste link.