Nicolinas sem Cortejo do Pinheiro e com festas adaptadas

0

Estão a ser trabalhadas as Festas Nicolinas de 2020. Num ano em que todas as celebrações tiveram de ser adaptadas, a mais popular festa dos estudantes de Guimarães vai também seguir o mesmo caminho.

A Comissão Nicolina de 2020 está a trabalhar num plano para a realização das Festas Nicolinas, uma celebração estudantil centenária que tem no seu programa números como o Cortejo do Pinheiro, Maçazinhas, Posses/Magusto ou Roubalheiras.

Sem possibilidade de realização dos preparativos para as Nicolinas, a organização cortou já nas habituais Moinas e Ensaios pela cidade. Contudo, é nas Festas que a Comissão foca o seu empenho, revelando que as mesmas não podem ser cortadas sob a condição da tradição se vir a perder.

No comunicado, a Comissão revela que “um cortejo mobilizador como o do Pinheiro é impensável” ressalvando que “os restantes números poderão ser adaptados aos moldes atuais e primar pela transmissão do seu simbolismo”.

Já no que toca às tradicionais Danças de S. Nicolau, os seus mentores já decidiram que este ano não haverá público no CCVF mas que as danças serão transmitidas online, havendo, desta vez, lugares disponíveis para todos.

O programa adaptado será revelado a poucos dias antes do início das habituais festas, que deveriam ter início a 29 de novembro com o cortejo e enterro do Pinheiro.

Share.

Comments are closed.