O concelho de Guimarães está na linha da frente no que toca à separação de resíduos orgânicos pela população e comerciantes. Os dados da Zero são relativos ao ano de 2024 e colocam outros dois municípios no pódio.
É uma competição sem grandes oponentes. A associação Zero revela que apesar da obrigatoriedade dos municípios na recolha de bioresíduos desde 1 de janeiro de 2024 poucos são os que colocaram em prática medidas eficazes para a segregação deste tipo de lixo.
De acordo com a associação ambientalista Guimarães (distrito de Braga), Seixal (distrito de Setúbal) e São João da Madeira (distrito de Aveiro) lideram, pelas medidas implementadas e também pelos relatórios dos serviços de água municipais, onde vários municípios
O sistema de recolha “porta-a-porta”, implementado em Guimarães desde 2017 pela empresa municipal Vitrus, tem dado frutos e foi também exemplo noutros concelhos em todo o país, sendo o melhor sistema para uma recolha destes resíduos, segundo os dados apresentados pela Zero.