Museus em festa vão estar gratuitos e ter visitas noturnas

0

Vários museus e monumentos vimaranenses vão estar de portas abertas a celebrar o Dia Internacional dos Museus. Há diversos programas para apreciar entre os dias 15 e 18 de maio.

Paço dos Duques de Bragança, Museu de Alberto Sampaio e o Centro Internacional das Artes José de Guimarães convidam toda a plateia para usufruírem dos seus espólios de forma descontraída e divertida nos próximos dias. Há visitas noturnas, teatrinhos para os mais novos, percursos virtuais e conversas nos diversos espaços expositivos de Guimarães, mas vamos por partes.

PAÇO DOS DUQUES DE BRAGANÇA
As propostas do Paço dos Duques passam por descobrir o seu espaço com telemóvel na mão, pronto a ler QR Codes e a descobrir mais sobre este monumento no dia 15 de maio. Neste dia (e também à noite) há também teatrinhos de marionetas para os mais novos. Já no dia 18, há um programa mais sério a pensar no futuro dos museus com “Futuro, Recuperar, Reimaginar”.

MUSEU DE ALBERTO SAMPAIO
À semelhança do Paço dos Duques, o Museu de Alberto Sampaio via encontrar-se aberto até às 22:30 e com as entradas a serem gratuitas a partir das 18:00. Também o uso do telemóvel será recomendável para “apanhar” todas as curiosidades do espólio deste monumento com a app ActionBound, onde os visitantes podem responder a desafios através do smartphone. Na terça-feira, 18 de maio, as entradas serão gratuitas durante todo o dia.

CENTRO INTERNACIONAL DAS ARTES JOSÉ DE GUIMARÃES
No dia 18 de maio as entradas serão gratuitas no CIAJG para todo o público. Entretanto, neste (pequeno) grande museu do mundo será possível acompanhar todo um programa a partir de sábado, dia 15, com conversas, oficinas e laboratórios de arte.

CURTIR CIÊNCIA
Também a antiga fábrica de curtumes da Ramada, agora transformada em museu tecnológico, vai receber visitantes de forma gratuita. A partir das 10:00 toda a equipa do Curtir Ciência vai acolher de forma animada todos os visitantes e também realizar visitas acompanhadas de ciência.

Share.

Comments are closed.