Comissão Municipal de Proteção Civil e Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais preparam o novo ano de luta contra os incêndios. Em 2024, Guimarães registou 72 incêndios rurais com uma taxa de sucesso de 83% no ataque inicial.
A época veraneana aproxima-se e Guimarães quer garantir o maior sucesso para que o território continue a ser um dos municípios mais eficazes no combate aos incêndios a nível nacional. As duas entidades, reunidas nas últimas semanas, delinearam estratégias para esta época de verão.
Na última reunião marcaram presença entidades como a Proteção Civil, Comando Sub-Regional do Ave, ICNF, PSP, GNR, Bombeiros Voluntários de Guimarães e das Taipas, Polícia Municipal, Vimágua, Vitrus Ambiente, Águas do Norte, Hospital Senhora da Oliveira, Unidade de Saúde Pública, Cruz Vermelha, Segurança Social, E-Redes, Infraestruturas de Portugal, Associação de Escoteiros de Portugal.
No final de abril foi também definido o Plano Operacional Municipal (POM) para 2025, garantindo uma unidade de coordenação operacional e a mobilização eficiente dos meios em situação de emergência, reforçando a capacidade de resposta local no âmbito do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais.

