Guimarães foi eleita pela UNICEF uma “Cidade Amiga das Crianças”. Este projecto prevê o contributo e a participação dos mais jovens na vida em comunidade e o consequente desenvolvimento e bem-estar da sociedade.
Renovável ao fim de três anos, este programa passa por fomentar a intervenção cívica dos mais jovens, assim como implementar medidas administrativas e de gestão territorial que promovam um desenvolvimento saudável dos cidadãos, em particular das crianças.
O processo de construção de uma Cidade Amiga das Crianças tem o seu foco na aplicação dos direitos das crianças em decisões políticas e programas de município, recolhendo posteriormente a sua opinião e o seu grau de satisfação. O Orçamento Participativo de Guimarães dedicado à comunidade escolar é já um plano de acção do Município. Mas a aposta não fica por aqui. O Município de Guimarães tem já preparado um plano de acção, a par da Carta da Cidadania Infantojuvenil que está a ser preparada em parceria com a Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais (ADCL), com várias actividades destinadas a todas as áreas da sociedade, como o desporto, educação, cultura ou ao nível social.