O outro lado da guerra foi o mote para mostrar as mulheres do têxtil do Vale do Ave através de uma série de ficção de três episódios gravada nas cidades de Lisboa e Guimarães. A estreia está agendada para o dia 11 de abril, em vésperas do 25 de abril.
Victoria Guerra, Madalena Almeida, Sara Carinhas, Inês Rosado, Sílvia Chiola e José Condessa são alguns dos protagonistas que vão retratar a história do papel das mulheres no tempo da Guerra Colonial. A banda sonora de “Mulheres às Armas” é do compositor Rodrigo Leão.
Com quatro protagonistas, mas a retratar as vidas familiares de centenas de mulheres que viram os seus filhos, maridos e pais a irem para a guerra, “Mulheres às Armas” narra a história de uma outra perspetiva das mulheres que ficaram com as vidas em suspenso e sem direitos devido às políticas do Estado Novo.
Mais do que entretenimento, esta foi uma oportunidade para a TVI se fixar nas produções de ficção, pegando na história de Portugal, e mostrando a primeira de várias perspetivas. Esta produção de Santa Rita Filmes, teve uma rodagem ao longo de vários dias nas instalações da Coelima, que irá manter parte do cenário intacto para visitas.