Depois da saída de Isabel Fernandes, que chefiava os três principais espaços museológicos da cidade berço há vários anos, a entidade gestora do Museu de Alberto Sampaio, Castelo de Guimarães e Paço dos Duques procura sucessores.
A empresa pública Museus e Monumentos de Portugal abriu concurso para três cargos dirigentes, dois em Guimarães e um em Lisboa. O concurso procura diretores para exercerem os cargos até 2027, podendo o contrato ser renovável por períodos de três em três anos.
Para Guimarães a MMP procura dois diretores, dividindo o Museu de Alberto Sampaio do Castelo de Guimarães e do Paço dos Duques de Bragança, ao contrário do modelo que estava em vigor, com a antiga diretora Isabel Fernandes a assumir todas as pastas destes museus e monumentos públicos, dois deles como joias dos números de visitação em Portugal.
As candidaturas, em português ou inglês, podem ser entregues até 4 de setembro e a resposta será dada num prazo máximo de 30 dias. Apenas cinco candidatos irão passar à fase de entrevistas.