Ainda mal começou o Guimarães Jazz, mas a cidade já o vive. E bem. A noite passada, Cristina Marvão e Os Fredericos apresentaram o Capítulo 1 de Uma Historia de Jazz no Centro Cultural Vila Flor.
É um documentário made in Guimarães com o Mundo do jazz em perspectiva. São testemunhos de quem viveu os primeiros anos do Guimarães Jazz, ainda nos antigos locais como o Auditório da Universidade do Minho, Teatro Jordão ou o Café Milenário.
“A intenção é produzir mais 3 capítulos até Novembro de 2016, contando sempre histórias encadeadas, desenvolvendo os temas abordados neste Prólogo e procurando mais histórias, que sabemos, surgem em cada nova entrevista ou conversa” afirmou Cristina Marvão após os aplausos no Grande Auditório do CCVF. “Há ainda dois capítulos que sairão antes da 25ª edição do Guimarães Jazz.”
Marvão nasceu no Porto e assistiu à distância aos primórdios do Guimarães Jazz. Mas não tanto como esperava, pois chegou a ver concertos no Paço dos Duques de Bragança, no Jordão e na Associação Convívio e perguntou-se porque não havia material de arquivo sobre o grande festival de jazz.
Entretanto conheceu Filipe Leite, da produtora audiovisual Os Fredericos, em 2012 e surgiu a oportunidade de realizar um sonho antigo. Hoje em dia, são mais cinco pessoas com Pedro Alves, Nuno Meneses e Patrícia Castro a ajudarem a alimentar este grande documentário que terá ao todo 6 capítulos.