Mas afinal, o que posso fazer agora em Guimarães?

0

O concelho de Guimarães recuou no processo de desconfinamento. Nas últimas semanas o número de casos em Portugal aumentou significativamente e a cidade berço passou do “verde” ao “amarelo” com mais de 120 casos por 100 mil habitantes.

Guimarães é agora um concelho de risco segundo o gráfico e as métricas apresentadas pelo governo aquando do fim do último Estado de Emergência. A partir de 16 de julho, às 23:00, o concelho vimaranense inicia uma nova fase de alterações do quotidiano sem data para um regresso à normalidade. Contudo, o pico de infeções pode já ter sido atingido.

IDAS A UM RESTAURANTE
É possível ir a um restaurante, café ou pastelaria (no seu interior) todos os dias, até às 22:30. No entanto, aos fins de semana será necessária a apresentação de teste certificado por um profissional de saúde ou laboratório. Quem tem a vacinação completa poderá apresentar o certificado de vacinas disponível na plataforma da DGS. Os limites mantêm-se com o máximo de seis pessoas no interior e dez no exterior.

ANDAR NA RUA
Volta a ser restrito circular na rua depois das 23:00 até às 5:00. O recolhimento ao domicílio não é obrigatório e trata-se apenas de um recolhimento cívico. No entanto é proibida a permanência no espaço público munido de bebidas alcoólicas.

ASSISTIR A EVENTOS CULTURAIS
Vão continuar as apertadas regras para o setor da cultura. Salas e espaços exteriores a 50%, utilização da máscara do início ao fim do espetáculo, medição de temperatura e desinfeção dos espaços e mãos são algumas das medidas que continuam a haver aqui. Os horários para terminar os espetáculos serão os mesmos da restauração, 22:30.

PERNOITAR NUM PARQUE DE CAMPISMO OU NUM HOTEL
Vimaranenses ou estrangeiros, todos deverão apresentar um certificado de vacinação, ou então testes fidedignos. Será também possível realizar o teste à entrada do estabelecimento desde que exista um responsável a verificar o processo.

CERIMÓNIAS E CELEBRAÇÕES
As cerimónias religiosas, como casamentos ou batizados, voltam a obter menos espaço para acolher os convidados. A partir deste dia, estarão a 50% da lotação.

NO DESPORTO
Será possível praticar desportos individuais e coletivos. Os ginásios deverão manter as regras sanitárias mas não será possível assistir a eventos desportivos. Estádios, recintos e pavilhões desportivos estarão interditos ao público nos próximos dias.

O COMÉRCIO
Lojas e supermercados, assim como centros comerciais voltam a encerrar às 21:00. Horário será o mesmo para qualquer dia da semana.

SERVIÇOS PÚBLICOS
As novas medidas abrangem em concreto as Lojas de Cidadão que voltam a funcionar apenas por marcação por via online ou telefone. Quanto a serviços de Finanças, Águas, Segurança Social e outros é recomendável realizar um primeiro contacto via telefone.

Share.

Leave A Reply