Mais de 9000 crianças e jovens vimaranenses têm “voto na matéria”

0

Crianças e jovens de Guimarães participaram na iniciativa lançada pela UNICEF Portugal denominado “Tenho Voto na Matéria”.

O Município de Guimarães foi um dos três municípios com mais expressão na consulta pública a crianças e jovens, juntamente com Lisboa e Cascais. Esta sondagem foi feita com o intuito de conhecer o que pensam e desejam para as comunidades onde vivem e como gostariam de ser ouvidos.

A saúde mental (20,8%), a discriminação (16%), a internet e as redes sociais (11,6%) surgem nos resultados como as três principais preocupações das crianças e dos jovens. Condições habitacionais, saneamento básico, o acesso à saúde, em particular pela população idosa, assim como a carência de apoios sociais e económicos para as famílias em situação de vulnerabilidade foram outros dos temas que colocaram como principais preocupações.

No total participaram 9306 crianças e jovens de todos os distritos do país e ilhas, entre os 6 e os 18 anos de idade, através de um inquérito online e de sessões de discussão, com o objetivo de recolher opiniões e soluções que podem contribuir para uma melhor qualidade de vida e bem-estar das comunidades.

Share.

Comments are closed.