Cerca de dois meses depois de ser lançada, a Guimarães ProximCity apresenta-se como uma grande montra online com centenas de produtos.
Mais de 300 negócios aderiram à plataforma lançada pelo Município de Guimarães nos últimos dois meses. Das lojas de vestuário aos eletrodomésticos, passando pelos restaurantes, o comércio vimaranense está agora à distância de um smartphone.
Apesar do número elevado de aderentes ainda são poucos os negócios que se fazem digitalmente. A difícil adesão ao sistema de faturação por parte dos comerciantes e a pouca opção de artigos disponíveis para os clientes são alguns dos problemas encontrados, mas facilmente ultrapassáveis.
Ainda assim, são muitos os clientes que procuram artigos na plataforma para depois optarem por ir fazer a compra diretamente ao comprador. A comparação de preços e a procura de um artigo em específico são algumas das experiências mais realizadas, como relatam alguns consumidores.
Para promover esta nova plataforma a autarquia vimaranense disponibilizou vouchers de 15€ para os clientes gastarem em compras. Contudo foram ainda poucos os que utilizaram este desconto por ainda não terem o artigo que desejam no seu carrinho de compras.
A Guimarães ProximCity está disponível para todos os smartphones Android e iOS, gratuitamente, e já foi descarregada por cerca de 5 mil utilizadores.