Liga das Nações: Guimarães nas bocas do mundo

0

Enquanto não são conhecidos os impactos económicos da grande prova desportiva da Liga das Nações há que fazer balanços. E que até são bastante positivos em registos comunicativos.

Inundaram-se as redes sociais, as hashtags, os likes e os emojis. Abriram-se as apps dos smartphones e tudo foi tudo. Festa, chuva, descontentamento, fúria, alegria e cerveja. E pelos vistos ganhou a cerveja.

Previa-se uma enchente e esta aconteceu. Guimarães recebeu de braços abertos a Liga das Nações e até houve quem fizesse uma pré-divulgação da cidade como foi o caso da publicação francesa BeSoccer que descobriu a cidade homóloga do Asterix, Guimarães.

Acima do Canal da Mancha noticiava-se o luxuoso hotel onde ficaria a seleção inglesa. O Santa Luzia ArtHotel era alvo de algum presságio por parte do Daily Mail, ainda assim correspondeu às expectativas de todos. Houve até quem visse o selecionador inglês, Gareth Southgate, a degustar de petiscos em tabernas vimaranenses.

Entretanto os portugueses avançaram. A SIC e a CM TV deram especial destaque aos provocadores dos ingleses, mas estes não forneceram o conteúdo que muitos queriam. Em clima de festa, a SIC falou com alguns dos adeptos que fizeram as delícias de quem (não) reclamava da chuva.

Surgiam mais imagens, espalhavam-se vídeos de Guimarães e dos adeptos a uma velocidade estonteante. Guimarães e Porto estavam nas bocas do mundo.

A festa da primeira noite terminou já as baterias tinham ido. Sem comunicações, foram poucos os que conheceram a infeliz aglomeração de adeptos junto à Estação de Comboios de Guimarães. Milhares haviam ficado por terra e muitos procuravam soluções nos táxis e em particulares.

Já noutro prisma o The Guardian deu conta da chegada de Tommy Robinson, um conhecido adepto da extrema-direita e que colocava uma mancha negra nas diversas páginas de imprensa europeia.

Contudo, um dos momentos mais bonitos havia de ser partilhado no Twitter, que dá conta de uma “guarda de honra” por parte dos vimaranenses à comitiva inglesa e Suíça no final do último jogo.

Também no mundo online foram muitos os que desejaram ter o acesso a conteúdos da Liga das Nações e o português Cristiano Ronaldo destacou-se com alguns dos melhores golos da prova pela UEFA. As presenças dos adeptos dentro e fora do campo também foi destaque pelo jornal desportivo Record.

As partilhas e os comentários multiplicaram-se nestes últimos dias e Guimarães ficou na memória de muitos. Houve mais artigos feitos em Guimarães, mas ficamos por destacar estes. No entanto deixamos em aberto a possibilidade de acrescentar mais alguns artigos.

Share.

Comments are closed.