Está lançado o Plano Local de Leitura de Guimarães no ano em que a Biblioteca Municipal Raul Brandão comemora o 30º aniversário.
Com o mote “Ler é Património”, a Biblioteca Municipal Raúl Brandão coloca em ação um Plano Local de Leitura para os próximos anos, em parceria com a Universidade do Minho. Dividido em três etapas: fase de diagnóstico, operacionalização e avaliação, o PLL estende-se até 2027 e pretende promover a leitura como veículo de constituição de cidadania e criar mais hábitos de leitura no concelho.
A aproximação a novos públicos é também uma preocupação. Para isso, serão implementados projetos direcionados para o público sénior, para a promoção de encontros com escritores e serviço de leitura no Estabelecimento Prisional de Guimarães.
Criada em 1992, a BMRB conta hoje com 300 mil documentos, 38 mil leitores inscritos e uma média de 70 empréstimos diários. Além do núcleo central, existem três polos da BMRB no concelho – Taipas, Pevidém e Lordelo, e 54 bibliotecas escolares.
Recordamos que está ainda em vigor o restante programa do 30.º aniversário da Biblioteca Municipal Raul Brandão, no âmbito do Festival Húmus, que engloba a Semana Concelhia da Leitura e a celebração do 155.º aniversário de Raul Brandão.