O projeto do gnration, em Braga, volta a estabelecer parceria com o Centro Internacional das Artes José de Guimarães com a 10ª edição dos Laboratórios de Verão. As candidaturas de novos projetos artísticos estão abertas até 6 de abril.
Braga, Guimarães e Vila do Conde voltam a unir-se para instigar novos artistas que habitem ou trabalhem nestes três concelhos. Em 2024, o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (Guimarães), o gnration (Braga) e a Solar (Vila do Conde) associaram-se como parceiros promotores no projeto Laboratórios de Verão, reforçando o papel determinante destas estruturas na cultura contemporânea do território.
Com ênfase nos domínios da imagem, som, performance, interatividade, música, dança ou no cruzamento entre estas áreas, os Laboratórios de Verão assumem um formato de residência artística com vista à experimentação de novas ideias e trabalhos, para apresentação pública subsequente.
Está garantido para cada um dos projetos um valor de 2000€, referente a cachet e aquisição de materiais, assim como um local de trabalho durante duas semanas, entre os meses de julho e agosto, em qualquer um (ou nos três) espaços que configuram esta edição dos Laboratórios de Verão.