Quatro projetos artísticos vão circular entre o gnration (Braga) e o CIAJG (Guimarães) no âmbito das candidaturas aos Laboratórios de Verão de 2023. Cada um dos projetos será desenvolvido e apresentado nos dois espaços culturais minhotos.
Bárbara Fonte com uma ação performativa gravada em estúdio, a instalação interativa aliada ao jogo “HIC SVNT SERPENS” da dupla Lucas Carneiro e Manuel Costa, a instalação de sombras de Cláudia Cibrão e ainda a performance experimental do duo Guache são os projetos e artistas selecionados.
Na convocatória interconcelhia para os Laboratórios de Verão foram entregues quase 50 candidaturas e os quatro projetos selecionados vão ter acesso a uma residência artística de duas semanas, meios de produção e logística e ainda um valor monetário de 2000€.
Com o objetivo de potenciar artistas da região e incentivar à circulação de públicos e autores, os Laboratórios de Verão realizam-se desde 2015 pela mão do gnration. Em 2021 Guimarães aliou-se a esta iniciativa através do Centro Internacional das Artes José de Guimarães.