Guimarães quer ter o selo de “melhor Capital Verde Europeia de sempre” e para isso pretende fomentar uma melhor articulação entre as instituições municipais. Três delas reuniram-se e chegaram a acordos para melhorar serviços e competências.
Alberto Martins, vereador com a pasta do Ambiente e da Sustentabilidade, desafiou as entidades comparticipadas do Município de Guimarães a trabalharem em conjunto para promoverem uma atuação integrada baseada na lógica de uma equipa única, com coordenação diária entre todas as estruturas municipais.
Em reunião ficou estabelecido o arranque de um modelo de trabalho articulado, orientado para a preparação dos grandes momentos do calendário de 2026, a integração dos serviços essenciais na programação, o reforço da eficiência na gestão dos recursos naturais, a promoção da economia circular, a valorização da biodiversidade urbana e o envolvimento ativo da população, das escolas, das associações e do tecido económico local.
O arranque da Capital Verde Europeia acontece no dia 9 de janeiro, no Multiusos de Guimarães, com a envolvência da comunidade e das principais estruturas municipais de Guimarães.

