Junho com espaços expositivos abertos mas sem agenda

0

Chegamos ao terceiro mês consecutivo sem qualquer evento cultural em Guimarães. Junho será semelhante a abril e maio, só que desta vez temos quase todos os espaços expositivos de portas abertas.

Depois de abrirem portas os museus tutelados pela Direção Regional de Cultura do Norte, da cooperativa vimaranense A Oficina e dos espaços sob a direção da Sociedade Martins Sarmento, Guimarães tenta recuperar algum folgo para os próximos meses de verão.

Como habitual mantemos em atualização a agenda com os eventos que permanecem ativos, mas também aqueles que foram suspensos, cancelados ou que ainda possam acontecer mas noutros moldes.

BANHOS VELHOS 2020 | TAIPAS TERMAL
A programação de verão da principal fonte de cultura das Caldas das Taipas está cancelada. As tertúlias, os concertos, as peças de teatro ou as oficinas com os mais novos estão suspensas até ao normalizar da situação.
Estado: Cancelado

BERÇO URBAN RACE 2020 | CENTRO HISTÓRICO
O evento que colocava as bicicletas a realizar uma prova de resistência em pleno centro histórico de Guimarães também não vai ter lugar na agenda de 2020. O evento estava apontado para o dia 6 de junho.
Estado: Cancelado

FESTIVAIS GIL VICENTE | CIAJG | CCVF | ESPAÇO OFICINA
O festival que dava palco ao teatro nacional e também às associações vimaranenses está oficialmente cancelado. A notícia foi avançada por Rui Torrinha, um dos diretores de programação da cooperativa A Oficina, ao podcast GPS.
Estado: Cancelado

GMR CHALLENGE 2020 | GUIMARÃES
A prova de BTT que estava agendada para o dia 14 de junho está oficialmente adiada para o próximo ano. Uma nova data será anunciada nos próximos meses.
Estado: Adiado para 2021

FEIRA AFONSINA 2020 | CENTRO HISTÓRICO
Apontada para os dias 18, 19, 20 e 21 de junho, a Feira Afonsina já não se vai realizar. A logística de contratualização de figurinos e adereços fez com que o evento de recriação histórica mais importantes do país cancelasse a sua edição de 2020.
Estado: Cancelado

COMEMORAÇÕES DO 24 DE JUNHO | MONTE LATITO
A autarquia vimaranense está a equacionar o atual modelo das Comemorações do Dia 1 de Portugal. Afastada está a hipótese de cancelar este evento, que este ano pretende homenagear todas as pessoas que estiveram na linha da frente no combate ao Coronavirus.
Estado: Alteração de programa

PASSEIO DIA 1 DE PORTUGAL | GUIMARÃES
Promovido pela Associação de Ciclismo do Minho, o passeio de bicicleta que celebrava o primeiro dia de Portugal está ainda em análise pelos responsáveis autárquicos e também pela oraganização.
Estado: Cancelado

CORRIDA DOS CONQUISTADORES | GUIMARÃES
Assim como outros eventos desportivos, a Corrida dos Conquistadores está canelada. A meia maratona de Guimarães será realizada apenas em 2021 juntamente com as outras competições Running Wonders pelas mais bonitas zonas históricas do país.
Estado: Cancelado

EUROPEAN VESPA DAYS | GUIMARÃES
O encontro europeu de Vespas (as motas, não os bichos) que estava agendado para os primeiros dias de julho fica adiado para o próximo ano. O evento estava apontado para ter o seu grande dia a 2 de julho no Multiusos de Guimarães.
Estado: Adiado para 2021

NOITE BRANCA 2020 | CENTRO HISTÓRICO | PLATAFORMA DAS ARTES
Seria expetável que acontecesse no primeiro ou no segundo sábado do mês de julho, mas a Noite Branca está mesmo cancelada.
Estado: Canelado

GUIMARÃES ALLEGRO | CENTRO HISTÓRICO
O festival que colocava a música erudita em vários pontos e igrejas da cidade também não deverá acontecer neste ano de 2020. O festival incluía também uma vertente pedagógica.
Estado: Suspenso

ROBOPARTY 2020 | UNIVERSIDADE DO MINHO
Apesar de um adiamento de março para julho, a organização acaba de anunciar o cancelamento da edição de 2020 da RoboParty. O maior evento de robótica educativa do mundo promete regressar à Universidade do Minho em 2021.
Estado: Cancelado

VAUDEVILLE RENDEZ VOUS | GUIMARÃES
A incerteza de um regresso à normalidade fez com que a organização adiasse o evento de novo circo contemporâneo. O festival que juntava quatro cidades do Minho fica assim sem efeito para 2020.
Estado: Adiado para 2021

FEIRA DE ARTESANATO 2020 | ALAMEDA S. DÂMASO
O artesanato é outra das baixas confirmadas da agenda cultural vimaranense. A organização não conseguiu ver arranjadas soluções para uma realização segura deste certame que reunia artes e ofícios portugueses.
Estado: Cancelado

FESTAS GUALTERIANAS 2020 | GUIMARÃES
À semelhança do que irá acontecer nas comemorações do 24 de Junho, Guimarães encontra-se a estudar uma forma criativa de celebrar as Festas Gualterianas em 2020.
Estado: Alteração de programa

CINEMA EM NOITES DE VERÃO | CAMPO DE S. MAMEDE
O Cineclube de Guimarães não quer deixar em claro as exibições de filmes no centro histórico. O modelo será adaptado para o formato drive-in e acontecerá no Campo de S. Mamede durante todo o mês de agosto.
Estado: Agosto

FEST’IN’FOLK 2020 | GUIMARÃES
O festival que todos os anos coloca grupos folclóricos de todo o mundo não vai conseguir realizar a edição de 2020. O Fest’in’Folk Corredoura teria lugar em vários palcos da cidade de Guimarães entre os dias 2 e 9 de agosto.
Estado: Cancelado

L’AGOSTO 2020 | MUSEU DE ALBERTO SAMPAIO
Ainda não foi oficialmente comunicado mas tudo indica que o festival L’Agosto não regressa ao jardim interior deste pequeno museu do centro histórico em 2020, mesmo depois de uma grande edição em 2019.
Estado: Suspenso

VAI-M’À BANDA 2020 | TASCAS DE GUIMARÃES
É mais um evento de verão que fica em risco. A música nas tascas de Guimarães poderá não acontecer em 2020 devido à crise do Coronavirus. No entanto ainda não há uma resposta oficial por parte da organização.
Estado: Suspenso

MANTA 2020 | CCVF
Ainda é uma incógnita a sua realização. No entanto, é provável que o Manta siga as mesmas imposições que os festivais de verão decretadas pelo Governo.
Estado: Suspenso

CONTEXTILE 2020 | GUIMARÃES
A bienal de arte têxtil contemporânea está em marcha. A organização deseja manter o plano original e apenas limar umas arestas quanto ao dia de inauguração.
Estado: 5 de setembro

SUAVE FEST 2020 | LARGO DA MISERICÓRDIA
Com a primeira convocatória a chamar nomes como Utter, José Pinhal Post Mortem Experience e Chico da Tina, o Suave Fest quer entrar na (outrora) reentrée cultural em grande.
Estado: 11 e 12 de setembro

SUNSET PRAÇA 2020 | CENTRO HISTÓRICO
Também ainda não se encontra confirmado mas é muito provável que anuncie a suspensão do evento e um eufórico regresso para 2021 ao Largo da Oliveira e à Praça de Santiago.
Estado: Suspenso

ANA CAROLINA | MULTIUSOS DE GUIMARÃES
Estava com a data original em aberto mas as sucessivas atualizações acerca do Coronavirus fizeram que Ana Carolina adiasse o seu concerto em Guimarães para setembro.
Estado: 25 de setembro

GUIMARÃES NOC NOC 2020 | GUIMARÃES
Até ordem em contrário, um dos festivais mais acarinhados pelo público vimaranense encontra-se em suspenso. No entanto devemos aguardar por uma decisão oficial.
Estado: Suspenso

WESTWAY LAB 2020 | GUIMARÃES
Apesar de ficar fora do tempo de quarentena exigido pela DGS, o Westway LAB não quis arriscar e adiou a sua edição para outubro. O cartaz não deverá sofrer grandes alterações para além do previsto.
Estado: 14 a 17 de outubro

AFONSO CABRAL | CCVF
Agendado para o dia 20 de março, este é mais um concerto adiado no Centro Cultural Vila Flor. Afonso Cabral vinha apresenta-se a solo depois de já cá ter estado várias vezes com a banda You Can’t Win Charlie Brown.
Estado: 7 de novembro

REVENGE OF THE 90’S | LOCAL SECRETO
A Revenge of the 90’s, que iria aglomerar cerca de 5000 pessoas num espaço fechado, é a uma das confirmações. A organização não adianta uma nova data, mas diz estar a trabalhar para arranjar uma solução próxima.
Estado: Adiado

TONY CARREIRA | MULTIUSOS DE GUIMARÃES
O regresso do músico português a Guimarães tem nova data. Tony Carreira reagendou o seu concerto no Multiusos de Guimarães para o início de 2021.
Estado: 16 de janeiro

Share.

Comments are closed.