O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave vai reforçar a sua presença no concelho de Guimarães. Recentemente a academia de Barcelos adquiriu dois terrenos junto à futura Escola-Hotel, na zona dos Cães de Pedra.
O IPCA pretende construir nos próximos anos a Escola Superior de Desporto, Bem-Estar e Sistemas Biomédicos junto à Quinta do Costeado, entre a zona dos Cães de Pedra e o Multiusos de Guimarães. Os terrenos adquiridos comportam uma área de 11 mil metros quadrados, formando, juntamente com a Escola-Hotel, um campus de ensino numa zona central de Guimarães.
Atualmente a Escola Superior de Desporto, Bem-Estar e Sistemas Biomédicos funciona em instalações provisórias no Campus de Couros e também no Multiusos de Guimarães, sendo este ano letivo o primeiro ano destes novos cursos superiores. O desejo da academia é ver agora concentrado num ambiente jovem e estudantil.
Guimarães acolhe um dos seis polos do IPCA no AvePark desde 2015, com cursos direcionados para as áreas do design, indústria e eventos. Guimarães é assim a cidade escolhida para acolher o primeiro campus fora de Barcelos, sede deste instituto, com polos em Braga, Vila Verde, Famalicão e Esposende.