A empresa vimaranense Grupo JAF constrói a primeira de sete unidades de pequena produção energética no concelho de Guimarães. Este é mais um importante passo no caminho para a neutralidade carbónica no território.
Esta “Unidade de Pequena Produção” encontra-se localizada na freguesia de Rendufe com uma potência de 11MW e poderá produzir energia para mais de sete mil famílias. A UPP de Santa Marinha representa um investimento de 8 milhões de euros e deverá estar operacional até ao fim de 2024.
Este é mais um passo na transição carbónica seguidas pelo setor público e privado depois de várias entidades locais, como o Município de Guimarães, Grupo Lasa, Vitória Sport Club ou L’Eclerc de Lordelo, terem já adotado medidas para produção de energia com instalação de painéis fotovoltaicos ou componentes de armazenamento de energia.
A empresa vimaranense JAF Energia está encarregue pelo estudo, planeamento, instalação, produção e comercialização de sistemas de produção energética. A sua distribuição deverá acontecer até ao final do ano com uma oferta de energia 100% renovável.