Informações em tempo real e horários ficarão disponíveis nas principais paragens

0

Continua a revolução nos transportes públicos do concelho de Guimarães. O trabalho entre a autarquia e o novo operador, a Guimabus, ainda vai no início mas todos os dias há novidades.

Em contactos permanentes, a empresa privada pertencente ao grupo Vale do Ave Transportes e o Município de Guimarães têm trabalhado em soluções para colmatar tanto a falta de acesso aos autocarros como à informação de horários e linhas. Painéis eletrónicos nas principais paragens da cidade e horários atualizados deverão ser colocados nas próximas semanas. Mas há outras informações de real importância.

PAINÉIS ELETRÓNICOS
O Município de Guimarães está a proceder à aquisição de painéis eletrónicos que serão colocados nos principais pontos de paragem da cidade. Estes equipamentos darão ao público a informação do tempo de espera do próximo veículo e também outras informações relevantes.

O novo sistema será denominado “Sistemas de Informação em Tempo Real” e será controlado pela associação do Quadrilátero Urbano que irá implementar e fornecer a informação das várias empresas a operar neste território.

MAIS BALCÕES PARA AQUISIÇÃO DE TÍTULOS DE TRANSPORTE
Muito do descontentamento dos passageiros da Guimabus está centrado no único balcão disponível na Central de Camionagem de Guimarães. Em cima da mesa está agora a possibilidade dos balcões das juntas de freguesia poderem também fornecer alguns serviços aos cidadãos e utilizadores dos transportes públicos do concelho.

NOVA CONCESSÃO DE TRANSPORTES INTERMUNICIPAIS PARA 2023
Depois do repentino “adeus” da Arriva, a CIM do Ave está empenhada em resolver a questão da futura concessão dos transportes. O processo está já em marcha e para uma concessão que pode ser atribuída a 5 anos e o concurso deverá ser anunciado muito em breve. Estas linhas representam cerca de 30% dos transportes no concelho de Guimarães.

A nova concessão está apontada para entrar em vigor ainda antes de 2023, no entanto poderá haver alguma demora devido à aderência de empresas no concurso público desta e de outras comunidades intermunicipais do norte de Portugal.

PENSAR O FUTURO DE TRANSPORTES EM GUIMARÃES
Na última reunião de câmara, a oposição e a maioria socialista convergiram em vários moldes para o futuro da Guimabus. Estes novos moldes podem passa por um sistema de viagens gratuitas para todos os residentes durante os horários menos frequentados ou aos fins de semana. Também o alargamento de passes gratuitos para idosos e estudantes do ensino superior está a ser pensado.

Share.

Leave A Reply