Já estão escolhidas as propostas vencedoras da ediçao de 2018 do Orçamento Participativo de Guimarães.
Das 27 propostas iniciais, estiveram em sufrágio 17 projectos. Depois da votação de 4279 eleitores, através de SMS, votação online ou votação na assembleia de voto no Balcão Único de Atendimento, 6 propostas foram aprovadas para execução, em 2019, no concelho de Guimarães.
Entre os projectos vencedores, Brito e Silvares recebe a requalificação dos pontilhões entre Brito e Silvares, vendo-se assim criada a ligação entre as duas margens do Rio Ave. O projecto Ofisénior, no âmbito da educação de adultos, com o objectivo de instigar os reformados a manterem-se activos com oficinas nas mais variadas áreas. No Vale de São Torcato, o projecto Desporto para Todos pretende incentivar a prática desportiva com a construção de um Parque Desportivo.
Da União de Freguesias de Sande Vila Nova e São Clemente saiu vitorioso o projecto Reavivar Memórias, através da requalificação do espaço exterior da antiga escola de Sande São Clemente. Outra das propostas vencedoras tem lugar na Freguesia de Aldão, com a Escola de Saberes que pretende criar um espaço destinado à ocupação dos Tempos Livres da população infantil, jovem e sénior. A Freguesia de Gonça propôs a requalificação da nascente do rio Selho e dos seus tanques e lavadouros.