O Hotel da Penha poderá surgir nos próximos anos de cara lavada. O projeto de reabilitação é da autoria de Noé Dinis que promete manter inalteradas as linhas exteriores do edifício original de 1823, de Raul Lino.
A Irmandade da Penha e o Município de Guimarães estão de acordo em reabilitar um dos ex-libris da Montanha da Penha. O edifício que atualmente apenas funciona como restaurante tem o projeto de reabilitação pronto, onde acrescenta mais quartos (contava até então com 21) e novas comodidades que urgem nos tempos que correm.
O projeto incluí uma piscina exterior, uma nova sala de eventos e um spa, para além da recuperação do balcão exterior com uma deslumbrante vista para a cidade de Guimarães. Esta recuperação a cargo do arquiteto portuense e apaixonado pela Penha irá transformar por completo o interior deste equipamento hoteleiro, mantendo apenas as paredes exteriores.
Sem apresentar prazo para a conclusão da obra, o Hotel da Penha quer alcançar as 4 estrelas do setor hoteleiro e tornar-se numa referência no que toca ao turismo religioso, de saúde e de montanha.