Hoje é dia de olhar para Guimarães

0

Comemora-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios em Guimarães e diversas instituições estão com programas culturais para celebrar este dia. Vamos ver quais e o que há para fazer neste dia 18 de Abril.

Comecemos por cima, pelo Paço dos Duques de Bragança que tem preparadas diversas surpresas para os seus visitantes, com visitas guiadas, oficinas e outras actividades. E quem diz Paço dos Duques, vale a pena dar um salto ao Castelo de Guimarães logo ali ao lado.

Descendo a colina, chegamos ao Centro Histórico que é talvez o coração da cidade no que toca a história. Todas as casas, lojas e restaurantes têm uma história para contar. Podemos também visitar um dos edifícios mais antigos de Guimarães, sabes qual é? A Colegiada Nossa Senhora da Oliveira, que inserida no Museu de Alberto Sampaio, tem nas suas pedras muito para contar. Já o Museu tem uma programação que vale a pena a sua inspecção.

Para aproveitar há também uma visita guiada promovida pela Câmara Municipal de Guimarães, a começar às 14:30, junto à Loja Interactiva de Turismo, na Praça de S. Tiago.

Para acabar o dia em grande, há ainda um “Corre Corre” muito especial. Às 20:30, a Plataforma das Artes e da Criatividade é o ponto de partida para a “Corrida do Património” com passagem pela Sociedade Martins Sarmento, Jardins do Centro Cultural Vila Flor, Museu Alberto Sampaio, Convento de Santa Clara, Biblioteca Municipal Raul Brandão e Paço dos Duques de Bragança. A participação é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído a 18 de abril de 1982 pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património.

Share.
Exit mobile version