A abertura ao público foi assinalada no passado dia 1 de outubro, com o presidente do Município a fazer a primeira peça de olaria. Espaço reabilitado pode ser visitado gratuitamente até ao final do ano.
A zona da Cruz de Pedra ficou conhecida pelos seus fornos de olaria que ao longo de vários séculos produziram elementos de barro que serviram a população, reis e até ordens religiosas. No último século, e devido à revolução industrial, os fornos vimaranenses foram perdendo poder de fogo e limitaram-se a deixar de produzir. Até 1984.
Restam apenas dois grandes fornos na cidade de Guimarães, o dos Raínhas e dos Réus. Em 1984 nascia a “cooperativa” Oficina, que pretendia salvar o débil forno da Casa Réus, e assim ressurgida foi entregue ao mestre Joaquim, da Casa dos Raínha, o bastião de salvar uma tradição antiga vimaranense, a Cantarinha dos Namorados.
Hoje o espaço será gerido, com programas museológicos e atividades pedagógicas, pela A Oficina que terá pela frente a missão de preservar mais um lado identitário de Guimarães. O edifício está localizado na zona dos Cães de Pedra, perto do GuimarãeShopping, e o público pode visitar gratuitamente. A utilização dos fornos e dos espaços de atelier poderá ser comunicada com a equipa d’A Oficina.