Histórica Casa de Donães será reabilitada

0

Está em fase de reconstrução a casa que serviu de abrigo a famílias, Nicolinos e outras associações. A Casa de Donães será a futura sede da ATC Autoridade para as Condições do Trabalho.

O edifício de 4 pisos que se situa na Rua Egas Moniz, conhecida também como a Rua Nova, foi construído em meados do século XIX e insere-se num lote com três frentes e empena lateral. Munida por uma das mais belas claraboias da cidade de Guimarães, ricamente ornamentada com estuque, a Casa de Donães conta ainda com traços muito próprios na sua arquitectura e com fachadas cobertas de azulejos azul e branco.

A Câmara Municipal de Guimarães afirma que terá um cuidado especial, pois o edifício que se encontrava apenas com o esqueleto no seu interior, terá salvaguardada técnicas de construção tradicionais em preservação da memória colectiva.

A intervenção, orçada em 208 mil euros, valor ao qual acresce a taxa de IVA em vigor, tem um prazo de execução de 90 dias, o que significa que estará concluída no decurso do próximo mês de Junho.

Share.

Comments are closed.