Há novidades nesta 10ª edição da Feira Afonsina

0

Dez anos de Feira Afonsina e muitas novidades a chegar a Guimarães. Pela primeira vez desde a sua última grande alteração, o evento não “apanha” o feriado municipal de 24 de junho.

A Feira Afonsina vai acontecer entre os dias 18 e 21 de junho e regressa à vila de baixo, ainda que com algumas alterações. Depois de um ano onde o foco do evento ficou-se apenas pelo Monte Latito, a organização retoma assim a outros palcos de sucessos passados.

ZONAS DO CENTRO HISTÓRICO ABRANGIDAS
Várias zonas do centro histórico voltam a vestir-se de outros tempos como são os casos da Praça de Santiago e Largo da Oliveira. Também o Largo dos Laranjais e Largo Cónego José Maria Gomes vão receber comerciantes e atuações de grupos de animação.

O Largo Martins Sarmento, que voltará a ser um elo de ligação entre a parte mais baixa do centro histórico com o Monte Latito, torna-se num dos focos para as famílias.

O PAPEL DA MULHER EM DESTAQUE NESTA EDIÇÃO
Na cidade com mais significado histórico-medieval do país, as recriações da história com as diversas personagens como o D. Afonso Henriques, serão abrangidas pelo papel que as mulheres desempenharam nesta época.

Aqui serão representadas nas diversas escalas da sociedade como na nobreza ao clero, passando pelo povo e até na burguesia.

10 ANOS A RETRATAR A HISTÓRIA
Guimarães quer aliar o seu produto interno para formar uma (cada vez) melhor Feira Afonsina. Comerciantes locais e os externos serão devidamente recomendados com “Deveres dos participantes” para que tudo seja o mais parecido com os tempos medievais.

Ao longo destes dias será possível ver mestres de vários ofícios antigos, mercadores, jogos, arte bélica e ainda aproveitar uma boa gastronomia.

NOVOS TEMAS A CHEGAR À FEIRA AFONSINA
Já algo abrangidas nas edições passadas, tempo é para dar tempo de antena a outros temas do passado. Nesta edição será possível ver um pouco como funcionava o clero e o ensino daqueles tempos.

A cenografia volta a ter grande relevância com a organização embelezar (ainda mais) o centro histórico para mobiliário da época.

Share.
Exit mobile version