É já esta sexta-feira, 13 de dezembro, que Guimarães celebra mais um ano do maior título de património edificado do mundo. A UNESCO classificou o centro histórico de Guimarães em 2001.
Guimarães recebeu a sua primeira classificação de Património Mundial da UNESCO em 2001 mas o processo até aí chegar foi longo e demorado. A reabilitação urbanística da zona intramuros, elaborada pelo arquiteto Fernando Távora, dava um novo impulso à candidatura, mas haveriam de ser as pessoas a contribuir para o desejado título mundial.
Anos passaram e Guimarães haveria ainda de merecer o título de 4ª melhor zona histórica para visitar antes de ver o seu centro classificado a ser aumentado em nova candidatura a 19 de setembro de 2023. Com o mote “O Património são as Pessoas”, Guimarães pretende mostrar agora o verdadeira valor de se viver, trabalhar e visitar um lugar mundialmente reconhecido.
No próximo dia 13 de dezembro, Guimarães vai iluminar três praças do centro histórico com os símbolos da UNESCO. Largo do Trovador, Paço dos Duques e Largo da Oliveira farão a simbologia deste legado que a cidade berço deseja manter por muitos mais anos.