No passado dia 18 de dezembro foi apresentada publicamente no Grande Auditório Francisca Abreu, no CCVF, a candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2026.
Com o objetivo de dar a conhecer aos vimaranenses a evolução registada no território desde 2014, ano zero do percurso para a sustentabilidade e posterior adesão de toda a comunidade à causa ambiental. O presidente da Câmara Municipal de Guimarães afirma que um dos fatores primordiais para o sucesso da neutralidade climática foi a educação ambiental.
Na sessão, foi replicada a apresentação realizada em Valência no passado dia 26 de novembro, quando foi atribuído o título de Capital Verde Europeia em 2026 à cidade de Guimarães. Um momento protagonizado por Isabel Loureiro, Carlos Ribeiro, Dalila Sepúlveda e a jovem Maria, que simbolizou o futuro de Guimarães.
O percurso de 10 anos até atingir o maior estatuto europeu de “cidade verde” foi trabalhado arduamente por diversas entidades locais e regionais, em três candidaturas, sendo que uma delas elevou mesmo a cidade berço ao Olimpo da sustentabilidade.