Há uma mudança nos planos vimaranenses para o combate à pandemia do Covid-19. As últimas informações dão conta de um abrandamento no surto o que deixa de parte a criação de um hospital de retaguarda.
O Multiusos de Guimarães era apontado com um possível local para a criação de uma base de apoio ao principal hospital da região. No entanto, e com as últimas notícias a darem conta de um possível regresso à (quase) normalidade no próximo mês, esta solução encontra-se-á descartada.
Por sugestão governativa nacional, Braga vai assumir um local para a instalação de um hospital de retaguarda estando já aberta a possibilidade de este ficar instalado do Hotel do Sameiro tendo mais o Quartel do Regime de Cavalaria a cobrir todas as necessidades.
Entretanto, o Município de Guimarães encontra-se a preparar para realizar testes em todos os lares e IPSSs do concelho, com foco nos mais idosos e no seu pessoal docente.
O protocolo de colaboração para esta nova abordagem foi assinado entre UMinho, Associação Centro de Medicina P5, Hospital de Guimarães e autarquia.
Entretanto a Câmara Municipal de Guimarães vai garantir 200 mil máscaras de proteção reutilizáveis para um regresso progressivo à vida normal.