O Município de Guimarães marco presença na “Brussels Urban Summit” que decorreu neste mês de junho. Várias cidades europeias marcaram presença para assinarem um Pacto Ecológico Europeu.
A cidade berço é uma das cidades que querem fomentar as políticas locais mais sustentáveis e inclusivas na área da cultura. Esta nova iniciativa, liderada pela cidade de Lille e pela Eurocities, convida os presidentes das câmaras de toda a Europa a comprometerem-se com o desenvolvimento de políticas culturais e eventos locais que priorizem a sustentabilidade e a inclusão.
Guimarães e Braga foram as únicas cidades portuguesas presentes numa reunião que contou com mais de 30 concelhos de toda a Europa. Estas cidades esperam criar condições para que os eventos sejam mais amigos do ambiente, inclusivos e assim mudar mentalidades tanto nos promotores como no público aderente.
O Município de Guimarães marcou presença neste encontro europeu com dois executivos autárquicos, Adelina Pinto e Paulo Lopes Silva, e também Isabel Loureiro, responsável pelo processo de candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia, e Carlos Ribeiro, diretor do Laboratório da Paisagem.