A nova edição do “Building of the Year” da maior plataforma online de arquitetura do mundo contempla duas reabilitações na cidade de Guimarães. Teatro Jordão e 1G Store estão nomeadas nas várias categorias.
Guimarães não falha um ano dos maiores prémios de arquitetura internacionais. Desta vez estão representados duas obras que mereceram a atenção da curadoria da plataforma ArchDaily para o Teatro Jordão e Garagem Avenida, desenvolvida pelo atelier vimaranense Pitágoras Group, e para a 1G Store, desenhada pelo Estúdio Além.
O Teatro Jordão e Garagem Avenida está nomeado para as categorias de “Best Applied Products” e “Educational Architecture” na plataforma ArchDaily de 2024. A reabilitação originou numa enorme obra arquitetónica que alberga agora núcleos da Escola de Artes e Arquitetura da UMinho e também a Sociedade Musical de Guimarães.
Nomeada para “Commercial Architecture”, a loja 1G Store do Estúdio Além contempla uma transformação integral do espaço com utilização de pedra de ruínas do século XXI. Com um toque industrial, esta obra mereceu também uma nomeação para o “Builging of the Year” da plataforma ArchDaily.
O público pode também votar nas suas obras preferidas através da plataforma que disponibiliza algumas das melhores construções dos últimos meses.