Guimarães, o epicentro da Música Erudita

0

A manhã do dia 8 de Janeiro de 2016 ficou marcada pela apresentação no Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães de um programa musical vimaranense com vários projectos novos e em vários locais do concelho.

São três novos projectos que irão cercar a cidade de Guimarães com música clássica. A aposta da autarquia vimaranense tem criado frutos e o resultado está à vista: o primeiro concerto do ano da Orquestra de Guimarães (com 54 músicos em palco) teve lotação esgotada.

Um dos grandes objectivos é a re-afirmação de Guimarães como cidade europeia da cultura. Segundo José Bastos, Vereador da Cultura, esta é uma altura que Guimarães deve recuperar a mesma ideologia de 2012 quando foi Capital Europeia da Cultura e cimentar a criação e a produção da própria cidade, atraindo assim diferentes segmentos de público entre residentes e visitantes.

A continuação deste eixo estratégico para Guimarães deu os nomes que foram apresentados no Programa de Música Erudita de 2016: um novo Quarteto de Cordas itinerante, um prolongamento da Orquestra de Guimarães com as suas residências artísticas, a afirmação da Orquestra do Norte, um Festival de Música Religiosa e o novo programa do Guimarães Allegro.

Quarteto de Cordas de Guimarães

A música de câmara está em destaque um extenso programa de concertos e residências artísticas (ainda com locais a definir).

11 e 12 de Março

17 e 18 de Junho

9 e 10 de Setembro

16 e 17 de Dezembro

Orquestra de Guimarães

O regresso deste projecto faz-se em tempo pascal com 4 residências artísticas seguidos de concertos de apresentação resultados dessas mesmas residências.

23 de Março:
Centro Cultural Vila Flor

21 de Julho:
Paço dos Duques de Bragança

4 de Novembro:
Centro Cultural Vila Flor

1 de Janeiro 2017
Centro Cultural Vila Flor

Orquestra do Norte

Surgida em 1992, a Orquestra do Norte apresenta em Guimarães três diferentes ciclos de programação músical: Música nos Caminhos de Santiago, Concertos de Verão e o Ciclo de Piano de Helena Sá e Costa.

18 de Março:
Igreja Paroquial de Barco

23 de Abril
Centro Cultural Vila Flor

27 de Maio:
S. Torcato

24 de Junho:
Centro Pastoral de Moreira de Cónegos

15 de Julho:
A definir

13 de Agosto:
Salão Paroquial de Ronfe

15 de Outubro:
Centro Cultural Vila Flor

5 de Novembro:
Salão Paroquial de Pevidém

10 de Dezembro:
Centro Cultural Vila Flor

Festival de Música Religiosa de Guimarães

Com direcção artística de José Pedrosa Cardoso, esta iniciativa conta com a organização da Câmara Municipal de Guimarães, Santa Casa da Misericórdia de Guimarães e a Sociedade Musical de Guimarães.

Guimarães Allegro

Três dias intensos de marcação de compassos nos mais variados locais com a música clássica a ecoar por toda a cidade.

21 de Julho:
Concerto de Abertura (Paço dos Duques)

22 de Julho:
Acções de Rua

23 de Julho:
Jornada Musical

Share.

Comments are closed.