Guimarães na lista das 100 cidades europeias inteligentes

0

A cidade berço é uma das cidades com o carimbo Digital City Challenge até 2022 da Comissão Europeia. Na lista há apenas três cidades portuguesas.

O programa da Comissão Europeia 100 Intelligent Cities Challenge estão presentes 124 cidades de um total de 20 países. A nova lista de cidades para os anos 2020/2022 recebeu um total de 88 novas candidaturas, muitas delas de cidades-consórcios que obrigaram à extensão da lista de 100 lugares.

Este programa vai contar com 10 cidades mentoras (9 já estão selecionadas) entre as quais encontram-se cidades como Porto, Barcelona, Antuérpia ou Amesterdão. Guimarães faz parte da lista de cidades que vai apostar na área digital como as mencionadas acima.

Valongo, a outra cidade portuguesa que irá fazer parte deste núcleo exclusivo, vai trabalhar a área da inteligência juntamente a cidade como Roma, Gdansk, Timisoara, Pamplona ou Zagreb.

Todas as cidades irão trabalhar com novas tecnologias para alcançar um crescimento verde, inteligente e sustentável. O programa deverá ter início a 28 de setembro de 2020.

Share.

Comments are closed.