O projeto SOS Poético vai desafiar a comunidade escolar e vimaranense a escrever. A recolha de textos poéticos originais pode ser feita até maio na Biblioteca Raul Brandão ou então na Sociedade Martins Sarmento.
A iniciativa parte em conjunto do Liceu Martins Sarmento, da Sociedade Martins Sarmento e também da Biblioteca Raul Brandão e pretende estabelecer uma relação poética através da criação literária. Crianças, jovens e adultos podem mostrar, através da poesia, os seus textos para depois, no final do projeto, criar um livro.
O projeto estará divido em três partes. A recolha, que, como dito em cima, poderá ser feita nestas instituições ou noutras que se possam vir a juntar, seguida da transcrição que contará com um ex-aluno do Liceu de Guimarães que poderá garantir a tradução para a língua ucraniana.
Sem data para finalizar o projeto, o SOS Poético vai terminar com a elaboração de um manuscrito com a consequente divulgação dos textos recebidos a partir dos alunos e dos vimaranenses em geral.