O concelho de Guimarães servirá de “cobaia” num projeto europeu que irá passar por três países, Portugal, Espanha e França. RuralSilverHubS conta com um orçamento de 1,3 milhões de euros para três anos.
O projeto visa transformar zonas menos povoadas em territórios mais inclusivos, dinâmicos e resilientes e Portugal conta com três parceiros estratégicos, CIM do Ave, a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e a Cruz Vermelha Portuguesa, que unem forças com mais seis parceiros dos restantes países.
Com duração de 30 meses (2025–2027), o projeto é financiado em cerca de 1,3 milhões de euros, dos quais 75% provêm do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do programa INTERREG SUDOE. O projeto terá ainda o apoio do IES – Instituto de Empreendedorismo Social, e o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional.
O RuralSilverHubS propõe uma abordagem inovadora e integrada para enfrentar três grandes desafios das zonas rurais do Sudoeste Europeu: o envelhecimento da população, o despovoamento e o acesso limitado a serviços essenciais. Centra-se na cocriação intergeracional, no empreendedorismo social e na valorização do património local, promovendo comunidades mais resilientes, inclusivas e dinâmicas.

