Está apresentado e encontra-se em exposição o novo veículo pessoal e totalmente transmissível. O BEN será colocado em várias cidades de Portugal e poderá ser utilizado pelos utilizadores de smartphone.
À semelhança das trotinetes e das bicicletas, o novo veículo do futuro, 100% português, estará presente em oito cidades do norte do país (Guimarães, Porto, Braga, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Viana do Castelo, Vila Nova de Famalicão e Oliveira de Azeméis) e poderá ser utilizado por qualquer pessoa habilitada. Um veículo leve, conectado e com zero-emissões, desenvolvido em parceria com a Salvador Caetano e que dará o passo para a próxima geração de mobilidade urbana.
O BEN será um veículo conectado com à rede 5G e a várias plataformas e entidades nacionais que vão permitir medir as emissões de carbono evitadas, gerando ativos ambientais que poderão ser transacionados. O veículo ainda é um prototipo mas estima-se que possa estar nas ruas dentro de poucos anos.
GUIMARÃES É CENTRO ESTRATÉGICO DA AGENDA BE.NEUTRAL
A Agenda Be.Neutral, liderada pela NOS Comunicações e envolvendo mais de 40 entidades, estima uma redução de 600 mil toneladas de CO2 nas cidades da rede até 2030, gerando uma poupança de 60 milhões de euros. O evento que aconteceu no Instituto de Design conta com apoio da CCDR-NORT.
Para além do BEN, Guimarães viu em primeira mão outras soluções de transporte como um veículo de passageiros sustentável, bicicletas elétricas e carregadores para veículos de nova geração.
O Demo Day Be.Neutral reforça a posição de Guimarães no mapa da inovação sustentável, consolidando o seu papel como líder na construção de um futuro urbano mais verde e conectado.