A iniciativa “Governo + Próximo” contou com mais de uma dezena de ministros e secretários de estado no distrito de Braga. Guimarães foi uma das cidades a receber parte das 90 iniciativas ao longo dos dias 3 e 4 de maio.
Saúde, Educação, Infraestruturas, Transportes, Habitação e Ambiente foram apenas alguns dos pontos que passaram e discutiram em Guimarães. No primeiro dia, o Município de Guimarães recebeu responsáveis do Governo Nacional com visitas e avaliações a vários espaços do concelho, com destaque para a assinatura do protocolo para o arranque do processo do BRT entre Guimarães e Braga. Vejamos, por pontos, algumas das passagens dos dois dias da iniciativa “Governo + Próximo”.
LANÇAMENTO DO PROJETO BUS RAPID TRANSIT EM GUIMARÃES E MOBILIDADE NO QUADRILÁTERO URBANO
Nesta cerimónia protocolar marcaram presença os Ministros da Transição Climática e da Coesão Territorial para assinar três memorandos para a melhoria da mobilidade em Guimarães e também nos municípios de Barcelos, Braga e Famalicão. A cerimónia decorreu no Paço dos Duques de Bragança e teve representações de todos os concelhos envolvidos.
O destaque desta iniciativa foi para o início do procedimento para o estudo da futura ligação a Braga por BRT, antecipando a ligação que a cidade dos arcebispos terá também internamente e que foi apresentada neste mesmo dia, na presença do Primeiro-ministro. Num terceiro documento foram assinadas também novos estudos para a melhoria da mobilidade e transporte de todo o Quadrilátero Urbano.
VISITA AO HOSPITAL DE GUIMARÃES E AO FUTURO CENTRO DE SAÚDE DE MOREIRA DE CÓNEGOS
Na área da saúde, Guimarães recebeu o Ministro da Saúde que felicitou os responsáveis da ARS Norte e do município pelos mais recentes desenvolvimentos nas infraestruturas da saúde. No Hospital de Guimarães, o destaque foi para as melhorias no interior com vários serviços requalificados, a nova ala dedicada à saúde mental e também para o projeto de eficiência energética em implementação nesta unidade hospital.
Mais a sul, em Moreira de Cónegos, Manuel Pizarro ficou a conhecer a futura unidade de saúde local, desenhada por um atelier vimaranense e que mereceu rasgados elogios do responsável do governo. Esta infraestrutura deverá ficar pronta em outubro de 2023.
FUNDOS DO PRR PARA INCENTIVAR A FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Na Escola das Taipas, e na presença do Ministro da Educação, foram também assinados memorandos para a criação de 104 Centros Tecnológicos Especializados, três deles serão localizados em Guimarães. Esta nova valência pretende dar mais e melhor formação profissional a setores que hoje em dia tendem a ser mais qualificados. O projeto, que deverá estar totalmente implementado em 2026, contará com fundos da bazuca europeia na ordem dos 480 milhões de euros.
FOMENTAR A CULTURA, TRADIÇÃO E IDENTIDADE DE GUIMARÃES
As obras decorrentes dos Fornos de Olaria da Cruz de Pedra e da Torre da Alfândega foram também escrutinadas pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. Com diferentes evoluções, os Fornos de Olaria serão brevemente inaugurados (responsáveis apontam para junho de 2023) ao passo que a Torre da Alfândega, onde se localiza a inscrição “Aqui Nasceu Portugal”, irá abrir ao público um pouco mais tarde.
HABITAÇÕES SOCIAIS REFORÇADAS COM APOIOS NACIONAIS E EUROPEUS
O Secretário de Estado da Habitação Local visitou também dois bairros de habitações sociais geridas pela entidade municipal CASFIG. Os Bairros de Azurém e de Mataduços foram destacados com boas práticas dos incentivos à reabilitação dos exteriores e à aposta no uso das energias renováveis. Também o Bairro das Curadeiras foi referenciado pelos responsáveis autárquicos. O representante elogiou Guimarães por conseguir bons apoios nos fundos europeus.
DO MAR PARA OS PRATOS DE GUIMARÃES E DO MUNDO
A empresa Soguima contou com a presença da Ministra da Agricultura e deu a conhecer as conquistas marítimas que chegam a vários pontos da Europa. O bacalhau, o polvo ou o camarão são alguns dos produtos que a empresa localizada em Sande envia para vários pratos de Portugal e do Mundo.
CAMPUS DE AZURÉM EM DESTAQUE NESTE “GOVERNO + PRÓXIMO”
Os campus da Universidade do Minho foram pontos de paragem de várias entidades do governo. Um dos destaques foi para a visita dos Ministros e Secretários de Estado com as pastas do Ensino Superior ao campus de Azurém e para o local onde está a ser instalado o supercomputador Deucalion. Nesta visita ficou também prometida uma verba para a requalificação da nave central do Campus de Azurém.
NOVO CENTRO DE DIA E AUMENTO DA CRECHE NA CASA DO POVO DE BRITEIROS
Nesta iniciativa descentralizada do governo, com cerca de 90 ações no distrito de Braga, foram poucas as inaugurações. No entanto, Guimarães contou com a Ministra do Trabalho e da Segurança Social para descerrar a placa do novo Centro de Dia da Casa do Povo de Briteiros que conta com inúmeras valências, como cantina social, centro de convívio, Espaço do Cidadão, entre outros serviços. No edifício contiguo funciona também uma creche que terá um aumento de capacidade para receber simultaneamente 70 crianças até ao próximo ano.
CAMPUS DA JUSTIÇA EM GUIMARÃES É PARA SAIR DO PAPEL
Uma promessa do Estado muito prometida para Guimarães pode ver agora a luz do dia. O Campus da Justiça de Guimarães poderá iniciar a sua construção já no corrente ano, inserido no Plano do Edificado para a Justiça, que contempla 19 milhões de euros para o distrito de Braga. Neste documento prevê-se a reabilitação dos Palácios da Justiça de Braga e de Fafe e ainda o Campus da Justiça de Guimarães, inicialmente orçado em mais de 10 milhões de euros.
TURISMO EM ALTA DÁ ALENTO A GUIMARÃES PARA O VERÃO
O Secretário de Estado do Turismo visitou o centro histórico de Guimarães e ficou a conhecer uma das razões pelo qual os turistas ficam fascinados com a cidade: a limpeza. Foi com os responsáveis da Vitrus que os membros do governo ficaram a conhecer algumas das iniciativas que o edil tem apostado nos últimos anos.