Guimarães entre as cidades que mais reduziu a poluição automóvel

0

Os dados foram divulgados numa conferência em Lisboa e mostram que a cidade berço teve o quarto melhor indicador em todo o país com 60% de redução de gases.

Os dados foram divulgados por Dília Jardim, da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, durante a conferência “Lisboa mais verde e mais saudável: Os Desafios da Poluição Atmosférica”.

Os períodos de confinamento ajudaram várias cidades a reduzir a poluição automóvel. Lisboa foi a que mais reduziu com 79%, seguida de Coimbra com 66%, Porto com 62%, Guimarães com 60%, Braga com 49%, em Setúbal com 37% e Aveiro com 26%.

A concentração de dióxido de azoto diminuiu significativamente em várias cidades do país durante o primeiro estado de emergência, o que comprova os efeitos nocivos da circulação automóvel para a qualidade do ar.

Os dados registados compararam os valores entre os dias 20 de fevereiro e 9 de abril, altura do primeiro confinamento. Ao longo da conferência foi ainda discutido políticas ambientais da cidade, o impacto do ambiente urbano na saúde, bem-estar da população e economia da cidade.

Share.

Comments are closed.