O Município de Guimarães assinou um protocolo de cooperação com o Ayuntamiento de Valladolid para reforçar a ligação as áreas relacionadas com a nova economia espacial. Constelação Atlântico fica assim reforçado com mais entidades ibéricas.
A Constelação Atlântico é um projeto de Observação da Terra que permitirá obter dados com elevada taxa de atualização do território de Espanha e Portugal, através de satélites dos dois países, e que contará com o contributo do polo tecnológico Guimarães Space Hub.
Este projeto pretende fomentar os dois países de melhores dispositivos de recolha de informações através de satélites, como a gestão dos recursos naturais, marinhos e costeiros, a vigilância ambiental e a gestão agrícola e florestal. Será também uma oportunidade para prevenir e atuar em situações de emergências, catástrofes naturais e segurança.
De recordar que Guimarães terá um importante polo de engenharia aeroespacial que ficará instalado na zona da Caldeiroa e que contará com diversas empresas e entidades públicas como a Geosat, a CEiiA ou a Força Aérea.