À terceira foi de vez. A cidade de Guimarães consagra-se com o título de Capital Verde Europeia em 2026. Anúncio foi feito nesta tarde de quarta-feira, 27 de novembro.
A cerimónia decorreu no Palau de l’Exposició, em Valencia – Espanha, atual Cidade Capital Verde Europeia em 2024. Guimarães concorria com as cidades de Heilbronn (Alemanha) e Klagenfurt am Wörthersee (Áustria).
Esta foi a terceira candidatura da cidade berço a Capital Verde Europeia. Recorde-se que Guimarães apresentou uma primeira candidatura em 2017, alcançando o 5º lugar, e em 2024, onde chegou à shortlist mas acabou por perder para a cidade Vilnius.
A iniciativa Capital Verde Europeia foi instaurada em 2010 e tem como objetivo reconhecer e recompensar as cidades que demonstrem ações concretas para a melhoria dos indicadores ambientais, da economia e da qualidade de vida dos cidadãos. É atribuído apenas um título de CVE, à cidade que demonstre ser capaz de inspirar outras no percurso de transição climática e transformação dos seus cidadãos.
Uma menção também para a cidade de Águeda que foi também agraciada com o título de Green Leaf, uma distinção para as cidades mais pequenas, e que será partilhada com Varna, na Bulgária.