O concelho de Guimarães foi líder em Portugal no crescimento do número de dormidas com uma subida de 11% face ao período homologo de 2023. Tendência crescente tem abrandado em Portugal, mas a cidade berço destaca-se.
Até julho, Guimarães foi uma locomotiva para o setor do turismo no norte de Portugal, ultrapassando taxas das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto que tiveram um crescimento a rondar os 5%. Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística, a cidade berço registou também um desempenho muito acima da média nacional (4,1%).
Mais 22 mil dormidas entre os meses de janeiro e junho de 2024 (total de 168 mil), fazem da região de Guimarães num verdadeiro atrativo turístico, cativando turismo externo mas também interno, que procuram produtos e serviços diversificados no baixo Minho. Também a taxa de sazonalidade diminuiu para valores apenas vistos em 2013.
O Município de Guimarães tem apostado forte em mercados externos e feiras internacionais, relevando produtos turísticos diferenciados como Turismo Criativo e de Experiências, o Turismo Industrial e o processo em curso da Certificação de Guimarães como Destino Turístico Sustentável.